Questionando “como o ofício da arquitetura, o ambiente construído e a paisagem cultural em que vivemos afetam a nossa imaginação e compreensão de mundo”, o último documentário de Beka & Lemoine é uma espécie de passeio em companhia de um dos arquitetos japoneses mais famosos da atualidade: Ryue Nishizawa. De carona em seu antigo Alfa Romeo, eles vagueiam pelas ruas de Tóquio. Após receber o mais importante prêmio no festival de cinema DocAviv 2020, o documentário em preto e branco chamado Tokyo Ride estreará, em breve, nos dos principais festivais de cinema de arquitetura da Europa e da América do Norte.
Depois do grande sucesso do documentário Moriyama San, com o qual a dupla de arquitetos-artistas receberam uma série de prestigiosos prêmios, o seu último trabalho—assim como o antecessor—tem lugar na agitada vida cotidiana de Tóquio (e também fala de arquitetura). Revisitando o gênero do road movie de uma forma bastante ensaística e pessoal, o documentário em preto e branco é muito mais do que isso: é um retrato íntimo baseado na vida cotidiana de seu personagem. Na verdade, “ao longo do caminho, Ryue Nishizawa narra sua forte relação com a cidade onde nasceu, visitando alguns de seus lugares preferidos em Tóquio, falando de importantes obras de arquitetura que influenciaram a sua prática ao longo de sua carreira além de alguns de seus próprios projetos ”.
Apresentado por primeira vez no DocAviv 2020, o Tokyo Ride recebeu o “Prêmio de Melhor Projeto Artístico”, que é a maior honraria de um dos evento com maior “profundidade de campo”, cujo objetivo é promover o reconhecimento de “filmes que vão além de seu gênero, redefinindo o próprio conceito de documentário”. Conscientemente ciente da impossibilidade de abarcar toda a obra de Ryue Nishizawa, o júri reconheceu que há “algo na intimidade do passeio de carro. Um momento capaz de revelar detalhes muito presos sobre a personalidade do arquiteto”.
O ponto de vista de Ila Bêka e Louise Lemoine sobre à arquitetura nos faz pensar na visão de um gato que caminha sobre os telhados dos edifícios de uma cidade. É algo que vale a pena ver! – Ryue Nishizawa
O documentário Tokyo Ride poderá ser visto nos principais festivais de cinema e arquitetura da Europa e da América do Norte, como CAFx em Copenhagen, o AFFR em Rotterdam, o MDFF em Milão e o ADFF:2020, o qual será exibido apenas remotamente para os EUA e o Canadá ainda este ano. Abaixo segue o link para que você possa assistir o trailer deste fantástico documentário “que nos apresenta a vida tranquila, porém íntima, deste grande arquiteto”.
- Diretores: Ila Bêka & Louise Lemoine
- Direção de Fotografia: Ila Bêka
- Edição: Ila Bêka & Louise Lemoine
- Colorista: Melo Prino
- Mixagem de Som: Walter Amati, Fuji Studio
- Produção: Bêka & Partners, France
- Seleção Oficial: DocAviv, Tel Aviv, 2020 | AFFR Rotterdam, 2020 | CAFx Copenhagen, 2020 | MDFF Milano, 2020 | ADFF:2020 | JAP Bruxelles, 2020 | CAMP Praha, 2020